Dercy Gonçalves... Chupa a minha b#c$%@!

domingo, 20 de julho de 2008

Por Jonas Sutareli

Nascida em 23/06/1907, moreu em 19/07/2008, a atriz e comediante Dercy Gonçalves. Dercy era muito conhecida por ser desbocada, falava o que lhe vinha na telha, a hora que quizesse. Seu repertório cheio de palavrões e sacanagens lhe rendeu muito sucesso e fãs. É uma grande perda para o mundo artístico. Dercy nasceu no interior do estado do Rio de Janeiro, filha de um alfaiate e de uma lavadeira. Sua mãe, chamada Margarida, abandonou o lar, quando descobriu a infidelidade do esposo. A família era muito pobre, e Dercy trabalhava desde muito nova. Foi bilheteira de cinema, além de apresentar-se para hóspedes de hotel em sua cidade. Aos dezessete anos, fugiu de casa e se juntou a uma companhia de teatro.

Sua carreira foi pautada no individualismo, tendo sofrido, já idosa, um desfalque nas economias por parte de um empresário inescrupuloso — o que a fez retomar a carreira, já octogenária.

Recebeu, em 1985, o Troféu Mambembe, numa categoria criada especificamente para homenageá-la: Melhor Personagem de Teatro.

No dia 23 de junho de 2007, Dercy Gonçalves completou cem anos com uma festa na praça General Brás, no centro do município de Santa Maria Madalena (sua cidade natal) na região serrana do Rio de Janeiro. Na festa, Dercy comeu bolo, levantou as pernas fazendo graça para os fotógrafos, falou palavrão e saudou o povo, que parou para acompanhar a comemoração. Embora oficialmente tenha completado cem anos, Dercy afirma que seu pai a registrou com dois anos de atraso, logo teria completado 102 anos de idade.

Morreu com 101 anos, às 16h45, no dia 19 de julho de 2008, no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela foi internada na madrugada do sábado dia 19 de julho. A causa da morte teria sido uma complicação decorrente de uma pneumonia comunitária grave, que evoluiu para uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória. O estado do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias em memória à atriz.

Ela morreu, deichou saudades, mas pelo menos a ciência descobriu a idade máxima humana! huehuehuhe. (piada sem graça)

0 comentários: